Ex- prefeito Neurivaldo José de Guzzi fala sobre seus projetos realizados na cidade

Entre saneamento básico, moradias e outras, Vadinho também contribuiu com o crescimento de São Carlos

Por  Hever Costa Lima e

Andrea de Castro

De 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992 a cidade foi administrada pelo então prefeito Neurivaldo José de Guzzi, o Vadinho, eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Segundo o ex-prefeito, a obra de saneamento básico, como água e esgoto, foi o projeto considerado de extrema importância para a cidade realizado em sua gestão.

“Existem outras obras também além do saneamento básico como os três conjuntos habitacionais construídos no Botafogo e no Santa Felícia. Foram, na verdade, 1.900 casas muito bem construídas, além dos ‘predinhos’ do Botafogo, que foram feitos a partir do pensamento de usar a mesma área para colocar um número maior de famílias em casa popular, “explicou Vadinho. Segundo ele, o Shopping Iguatemi foi uma luta desde a época de sua gestão. “A vinda do Shopping tem uma grande importância em minha gestão e também a obra do novo Sesc já havia sido encaminhada pelo ex -prefeito antes de mim, mas a assinatura da escritura e o encaminhamento da obra foram executadas na nossa gestão.Quando nós saímos, o Sesc  São Carlos estava quase  pronto”, afirmou  Vadinho enfatizando que essas obras como do Shopping Iguatemi e do Sesc São Carlos levaram a cidade para outro ponto. “Depois disso veio o Parque Faber e aos poucos teve um crescimento importante naquela região para a cidade”, disse.

Para Vadinho, na época em que estava na gestão, existiam sérios problemas relacionados à inflação no país. “De um dia para o outro a inflação disparava e era violenta, mesmo assim, com grande sacrifício e com o orçamento reduzido que nós tínhamos, construímos 5 escolas e 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Então demos uma atenção muito grande na saúde pro saneamento  básico e às outras obras que  influenciaram no crescimento de São Carlos”, relatou o ex-prefeito focando também o apoio às duas Universidades da cidade, a USP e a UFSCar.

Outro foco citado por Vadinho de Guzzi  é com relação ao incentivo do esporte na cidade em sua gestão. “Nós levamos o grêmio esportivo São-Carlense a uma divisão maior do futebol de São Paulo. Em 1989 nós subimos e em 1990 o grêmio disputou o campeonato paulista, que era um grande sonho”, explicou. Além desse apoio, outro fato importante foi a reforma do Estádio do Luisão, uma obra deixada em sua administração há 20 anos. “O gramado, os alambrados e as arquibancadas ainda estão lá como deixamos”, disse.

Vadinho deixou claro sobre seu apoio e valorização ao esporte amador, bem como a inclusão dos atletas da cidade nos jogos regionais do interior. “Nós sempre disputamos os jogos com atletas de São Carlos. O objetivo era valorizar o que nós tínhamos, procurando um sucesso futuro, como, por exemplo, o que aconteceu com a Maurren Maggi, vinda das escolinhas da cidade”, afirmou.

Quanto às suas frustrações de projetos que não conseguiu realizar em sua administração, Vadinho ressaltou a questão das moradias.  “Eu tinha uma expectativa maior de conseguir ainda um número melhor de moradias para São Carlos, mas eu não consegui por falta de tempo. Porém, a quantidade construída em minha gestão foi razoável, mas eu sentia a necessidade da população com relação a casa própria e que eu não consegui evoluir”, explicou.

Em 1982, quando o ex-prefeito disputou pela primeira vez a prefeitura da cidade, houve um fato inédito nas eleições. “O voto de legenda lançava três candidatos e nós perdemos na soma delas. Individualmente entre todos os candidatos, eu fui o mais votado e fiquei fora, obtendo uma diferença de quase 5 mil votos daquele que fora eleito. Ou seja, acabei ficando de fora por uma condição eleitoral da época, mas na eleição seguinte eu venci e considero esse  o fato vitorioso em meu mandato”, finalizou Vadinho.

foto Branca Bueno

1- Vadinho de Guzzi explicou teve importante marco no crescimento da cidade enquanto prefeito

Anúncios

Sobre andreadecastro

Sou jornalista em São Carlos e aqui publico um pouco de meu trabalho.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s